Paginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Oficina de Scratch para professores

O Scratch é uma nova linguagem gráfica de programação, inspirada no Logo, que possibilita a criação de histórias interativas, animações, simulações, músicas, jogos e atividades pedagógicas e a partilha dessas criações na Web. 

Criado no Media Lab do MIT, o software não exige o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvido para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos pedagógicos e atividades em todas as disciplinas do currículo escolar. O Scratch é muito mais acessível que outras linguagens de programação, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam montados como blocos de montar, lembrando o brinquedo LEGO. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. E diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.

Os professores do Ensino Fundamental da Escola Maria Aurora do Nascimento tiveram seu primeiro curso de Scratch ministrado pelo professor Marcos Leoncio Teixeira, aluno do curso Elaboração de projetos do PROINFO, que tem esta oficina como projeto final do curso do PROINFO. Nesta primeira etapa do curso os professores conheceram as potencialidades do software, conhecimento da interface do programa, primeiros comandos, ações no plano cartesiano, atividades com figuras geométricas e animações.

0 comentários:

Postar um comentário