Paginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Estão abertas as inscrições para os cursos do Proinfo Integrado!


AS INSCRIÇÕES VÃO DE 18 A 27/07/2012.

Procure a Ficha de Inscrição na secretaria ou com o Coordenador do Laboratório de Informática de sua Escola e inscreva-se.

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Cursos ofertados:

Introdução à Educação Digital (IED) - 40h
Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Curso realizado uma vez por semana durante três (3) meses com 26h presenciais e 14h a distância.

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100h
Visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.    

- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.

Curso realizado a cada 15 dias durante quatro (4) meses com 36h presenciais e 64h a distância.

Elaboração de Projetos (EP) - 40h
Visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Curso realizado uma vez por semana durante três (3) meses com 12h presenciais e 28h a distância.

 Porque fazer os cursos?
- No segundo semestre, os professores da rede estadual deverão receber tablets para usar em sala de aula juntamente com a lousa digital, sendo de fundamental importância que os docentes já estejam familiarizados com o uso das tecnologias em sala de aula.

- O governo do estado está desenvolvendo um projeto de meritocracia, que visa gratificar financeiramente os professores das escolas que melhorarem seu IDEB e um dos itens de avaliação que estão sendo estudados é a quantidade de formações continuadas que o professor participou ao longo do ano.

Observações:
- Os cursos serão ofertados nos três períodos para que o professor escolha o melhor horário.

- É de suma importância que o cursista participe dos encontros e faça as atividades até o fim do curso, caso o contrário ficará como desistente ou reprovado no sistema do MEC.

Tutores dos Cursos em Cacoal
Prof. Bruno Lazaro dos Santos, Prof. Marcos Leoncio Teixeira e Prof. Jane Lagasse.

fonte: MEC

0 comentários:

Postar um comentário